28 de agosto de 2011

Dia 3 - Um livro que adores

O tema de hoje até era para ser rápido, mas como escolher apenas um livro que eu adore, quando a minha lista parece não ter fim??????

Decidi optar pelo livro "Infiel" da somali-holandesa Ayaan Hirsi Ali,feminista,activista,política e escritora.

É uma autobiografia da escritora, que após uma infância sem amor (eufemismo deixa-me frisar!) e recheada de violência (Ayaan e sua irmã foram vítimas da circuncisão feminina e violência doméstica) imigrou para a Holanda aos 20 anos como refugiada para fugir a um casamento arranjado e para conseguir a sua independência.

Ayaan tornou-se famosa por vocalizar o seu descontentamento em relação ao Islamismo e a Circunsição Feminina, e por em 2004, juntamente com o controverso cineasta Theo van Gogh (último descendente do famoso pintor), ter feito um filme intitulado "Submissão" sobre a opressão da mulher nas culturas islâmicas.

O filme foi fortemente criticado pelos muçulmanos, que o consideraram uma desgraça para a sua religião, pois este mostrava mulheres semi-nuas, com textos do Alcorão escritos nos seus corpos.

Este filme resultou na morte de Theo Van Gogh e na fuga de Ayaan da Holanda, devido as ameaças de morte,tendo vivido durante algum tempo na Califórnia, Estados Unidos da América.

A revista "Time" considerou-a uma das cem pessoas mais influentes no planeta em 2005.

Recomendo para quem estiver interessado em ler uma estória apaixonante e verdadeira,contra os excessos do islamismo e a favor dos direitos da mulher. Um livro que foca na busca da liberdade e coragem e na luta contra a submissão e desigualdade.

Gostei da maneira apaixonante e viva que ela descreveu a sua infância e adolescência, a sua vontade de mudar a sua realidade e a maneira com que ela aos poucos foi perdendo a fé, tornando-se ateísta, mostrando-me como certos extremismos podem sim afastar crentes. Muitas das descrições são extremamente gráficas e brutais, pelo que aconselho os mais sensíveis a ter cautela.

Contudo,o livro pecou pelo facto de que os últimos capítulos focavam-se apenas na opinião tendenciosa de Aayan sobre religião e África, fazendo parecer que o islamismo é uma religião de extremistas e que os africanos não passam de selvagens.

Entende-se que ela tenha essa opinião, pois é fruto de tudo pelo qual ela passou, mas não esqueçamos que todas as religiões têm extremistas e que África não é apenas violência e atrocidades. Não devemos julgar o todo pela parte.


Obs: Caso estejas interessado/a em ver o filme aqui têm o link - http://www.youtube.com/watch?v=aGtQvGGY4S4  

3 comentários:

  1. Kiandinha tens esse livro, ou então o filme??? Achei super interessante...

    ResponderEliminar
  2. Cenas, tenho o livro mas em ingles apenas! :( Vou ver se encontro um em portugues!

    ResponderEliminar
  3. Amiga, durante anos fui uma leitora ávida!
    Mas, por algum motivo... de uns anos a esta parte, tenho tido dificuldades em terminar de ler os livros que começo a ler. E esse é um deles... O que é uma pena. Assim sendo... prometo voltar a ler esse livro e "Planaltos e Estepes"; depois virei para discutirmos e recordarmos as partes mais cativantes!
    Parabens pelo blogue! Tu mesmo sempre foste criativa... e o teu blog expressa isso muito bem.

    ResponderEliminar