30 de agosto de 2011

De uma aluna do colégio "FACEBOOK"


Lembro me bem quando entrei para este colégio. Foi em 2005 e apenas pessoal das universidades estavam nesta rede social. Transferi-me do colégio "Hi5" por conflito de interesses... Uns anos depois, o colégio passou de privado para público... e assim começou a novela.



Foi muito interessante ver a transferência de quase todos os alunos de Angola para este colégio. Mais interessante ainda foi entender a dinâmica dos mesmos, e concluir que não se precisa de muito para entender a essência do povo angolano, basta apenas entrar para este colégio e acessar a network ANGOLA. Lol .


Ao entrar para o pátio, vejo sempre os “presentes”. Nos News Feeds estão SEMPRE presentes. A sua maioria explica que expirrou, olhou para esquerda ou para a direita. Raramente dizem algo de novo, apenas existem para aquele icon de posts mais recentes fique sempre com mais de 350 posts.


Depois temos as “gostosas” e “gostosos”. Passam mais tempo despidos do que outra coisa. Em 100 fotos (pois são capazes de upload isso tudo!), apenas 2 estão totalmente cobertos. Têm os seus profiles abertos, pois como os bons narcisistas que são, precisam de ser apreciados. Uns têm descrições que nada têm haver com as fotos (“ Deus dai me forças... Sou uma grande mulher... A força interior é que me ajuda a ser o que sou... bla bla bla..) outros nem se dão ao trabalho de pôr descrições, as fotos falam por si.


Claro que meia volta um/a ou outro/a gostoso/a fecha, o seu profile tornando-o privado, pois das duas uma, ou tornaram-se VIP´s o suficiente e já não precisam de tanta audiência ou começaram a entrar demais na boca do resto do colégio.


Temos também os “Da diàspora”. Como a maioria até estuda (subentende-se!), têm mais tempo para ficar na interacção. Estes postam com frequência, estão CONSTANTEMENTE nos chats, sabem tudo sobre vídeos de YOUTUBE e são os que mais postam “I MISS HOME”! Contudo, neste grupo, temos um ou outro que vê muita MTV, e acredita piamente que é a encarnação do Lil Wayne, Jay Z, Gucci Mane e todo resto de rappers americanos. São fáceis de reconhecer, em quase todos os seus posts nos deparamos com a palavra SWAGGA. Não confundir com os “Wannabes” que acreditam que a Louis Vuitton, Gucci, Burberry entre outros são as portas para os céus, pois estes também são adeptos da mesma palavra.


Não nos podemos esquecer dos “haters” que não fazem nada a não ser percorrer os perfis das pessoas e apontar tudo e mais alguma coisa, errada ou não. Não conseguem fazê-lo pessoalmente, por isso preferem usar esta via.


Temos também alguns imaturos, que adicionam literalmente todo mundo e ainda acham que devem interagir, comentanto em posts de pessoas com quem não lidam e quando passam por eles nem conseguem piar.


Meia volta tropeçamos em um ou outro intelectual, que apenas fala sobre coisas profundas e usa o “colègio” como meio de propagação de boas novas.


Temos ainda os que estão constatemente a mandar recados para os seus supostos “malfeitores” com status como “Os meus amigos verdadeiros sao este, esse e aquele.”... “Todos os que me odeiam vão para o inferno”... apenas não percebo a razão para ter os mesmo como seus amigos no facebook...


Depois aparecem os casos de relacionamentos que todo mundo vive, quer os amigos, como os amigos dos amigos e toda a network se possivel. Sempre que discutem, acabam, retomam, dão um tempo, a relação torna-se complicada, se divorciam, ficam solteiros, e casam, todo a comunidade do “colégio” tem que saber. OBRIGATORIAMENTE.


Temos um ou outro que visto ter mais do que 5 andamentos (entende-se namoradas/os)no seu perfil, decide abrir outro, ou melhor outros perfis de modos a poder gerir as relações.


Não esqueçamos do pessoal que apenas sabe parabenizar e concordar com certas atitudes rascas que volta e meia vemos “Dei uma surra na/o gaja/o” -- comentário: Isso mesmo amiga/o.


Poderia ficar aqui a descrever muuuuiiitaaa coisa que vejo neste meu colégio, mas deixa lá, afinal de contas, estamos todos lá. E como dizem, os incomodados que se retirem.


Mas muitas vezes me pergunto se muita gente não pensa antes de agir. “Redes sociais” são como uma faca de dois gumes. É uma grande maneira de nos auto-promovermos e de (re)conectarmos com o resto do mundo, contudo a que lembrar que estamos sempre muito expostos e propensos a sermos ridicularizados. Sinto que actualmente o Facebook serve como palco para muita gente, que sente uma necessidade quase absurda de 15 minutos de fama.


Eu não fico atrás, pois como muita gente, já bisbilhotei, já ri, já gozei e já opinei. Mas sinto que esta febre já me passou e que a realidade começou a assentar.


O Facebook é um grande espelho da nossa sociedade, aonde a superficialidade, hipocrisia e imaturidade emocional predominam. Vivemos de aparências, até nas redes sociais. Lol.


Perdoem-me se feri algumas sensibilidades, mas temos que aprender que não se faz tudo, não se fala tudo e principalmente, não se EXPÕE tudo. Contudo, somos livres de fazer o que quisermos certo???? ehehehheheheeh


2 comentários: