12 de agosto de 2011

...Que podemos fazer ?...

Luanda é,sem duvida, a cidade mais “falada” do pais… E não deixa de ter razões para tal. Capital do país, extremamente populada e aonde tudo supostamente acontece. Palco de estórias inéditas, engraçadas, horrorizantes e emocionantes, a minha cidade é uma pequena caixinha de surpresas. Mas hoje, quero comentar sobre um fenómeno que a muito noto e que acredito nunca ser tarde para falar sobre ele. Obsessão por carros caros. Por parte de mulheres e homens. Adultos,adolescentes,crianças. Sair a rua em luanda é um verdadeiro stress, por apenas uma única razão:excesso de carros, escassez de estradas.Para um país africano, admiro a quantidade de carros caros existentes na nossa cidade. Em luanda, econtra-se de tudo e em grandes quantidades. Aliás, em quantidades tão grandes, que até parece que os carros foram apanhados em árvores. Típico exemplo disso, é o caso do Range Rover, vulgarmente conhecido como «tubarão». Nao acredito que exista um ser humano na minha cidade que não pare e vire para apreciar a beleza deste carro. Eu pessoalmente o faço. De alto porte, o « tubarão » é um carro que para muitos inspira poder e...muito dinheiro. O preço inicial de um Range Rover fica por volta dos $75.000 sem acessórios. Não esquecendo que um Range Rover não é Range Rover sem acessórios...O preço tende a duplicar. E contando que em cada esquina da cidade tem no mínimo três, literalmente falando, deixa-nos aquela pergunta no ar... será que temos assim tantos endinheirados nessa cidade? Isso não me incomodaria nem um pouco, se não fosse o facto de muita gente medir o carácter das pessoas pelos carros que estas conduzem. Quanto mais caro, mais « fixe » a pessoa aparenta ser. Pode parecer meio exagerado, mas é a infeliz realidade da nossa sociedade. A juventude de agora, acredita fervosamente que carros caros são sinal de « viver bem ».... e quem não quer viver bem ? A sociedade luandense  tem vindo a ser guiada por valores um "pouco" (prestem atenção ao eufemismo) fúteis e imediatistas. Todos querem ser vistos em carros caros para serem mais apreciados e supostamente respeitados. E por mais incrível que pareça, a faixa etária para esse tipo de pensamento tem vindo a diminuir cada vez mais. Antes, eram os que eu considerava mais adultos, na faixa etária dos 25 para cima. Actualmente, até o meu primo de 15 anos acredita que por andar de bicicleta não vai poder arranjar namoradas badaladas. « Eu ando de bina, por isso é que elas não olham para mim. Mas deixa eu conduzir um murano que a cena muda de figura ». Quando ele disse-me isso, achei imensa piada, mas agora vejo o quão entranhada esse tipo de mentalidade esta. E o pior é que ele tem razão. Meninas/os agora só querem namorar meninos/as com carros caros. Motas também servem. Moças/os só querem andar com moços/as com carros caros. Senhoras/es só querem casar com senhores/as com carros caros. É uma obessão nacional. Não sei se isso vai mudar em um futuro próximo. No nosso estranho presente, a chave para uma grande vida social, são as chaves de um BMW, um Mercedes, Range Rover ou algo que pareça caro. Como o meu  primo disse-me uma vez “Conduz um lexus e tu só precisas de estalar os dedos para teres todo mundo a tua disposição…” ... Nem consegui responder!

Sem comentários:

Enviar um comentário