8 de agosto de 2012

Campanha eleitoral 2012! Só visto, contando ninguém acredita!

... Achei seriamente que as minhas férias haveriam de me dar uma nova dinâmica, diminuir o meu nível de cepticismo (que regra geral é directamente proporcional ao meu nível de paciência) e viver feliz para sempre...
...ledo engano.

Cá estou eu de volta a horários malucos, relatórios que não terminam, noites mal dormidas e milhares de mini problemas que me "atrofiam" a mente todos os dias! Como consequência, tenho quase sempre a minha mãe a olhar para mim com um misto de pena e desolação, pois ela mal consegue usufruir da minha companhia... até a campanha eleitoral ter começado.

Nunca achei que as "benditas" eleições fossem ser o motivo para eu e a minha querida mãe sentarmos religiosamente todos os dias as 20h00 no cadeirão, com o jantar ao colo e passarmos juntas por uma mescla de emoções, muitas das quais involuntárias.

A primeira vez que a minha mãe chamou-me para assistir a campanha eleitoral, optei por ficar na conversa no Skype. Tinha muito latente a recordação da última campanha eleitoral de 2008. Fiasco total.

Todavia, após insistência por parte dela, lá fui assistir um pouco daquilo que considero a comédia do ano.

O primeiro partido que apareceu a minha frente, tinha uma bandeira verde e branca, com diamantes e maçarocas de milho. Tinham como língua predominante o Kikongo (foi o que me pareceu..!) e tocavam umas músicas que a minha mente não conseguiu compreender, pois a qualidade do som era tão péssima que as melodias tornavam-se inaudíveis. A única coisa de relevante que o partido tinha para dizer era que haveriam de dar primazia à medicina tradicional.

Depois saltou-me a vista um partido que tinha na sua bandeira uma laranja. Tentei de todas as maneiras entender a simbologia. Não cheguei lá. Alguém que me explique. Mais uma vez, músicas incompreensíveis, campanha sem foco,a única coisa que pensava durante os minutos que eles tinham disponíveis era o porquê da laranja.

Oh, sem esquecer o partido PAPOD. O único que me recordo do nome. Sim, porque o slogan deles é memorável.O PAPOD PODE.

CASA-CE(decepção),UNITA(decepção),FNLA(sem comentários),MPLA(o que era de esperar.).

Convenhamos que na minha opinião nenhum partido se deu ao trabalho de explicar o que vão fazer de concreto pelo país caso o povo vote por eles. Quase todos primam pela mesmice de atirar pedras ao MPLA.

Gostaria de sentir que os partidos levam as eleições mais a sério e demonstrassem mais maturidade e respeito para com a inteligência do povo. Que o MPLA está no poder a muito tempo, não é novidade. Que o povo quer mudança, também não. Agora novidade seria eles demonstrarem o que fariam de diferente de maneira directa e objectiva. 

Se depender destas campanhas ocas, sem qualidade e sem sentido, não reclamem do vencedor.

Contudo, vote :D...

"Zimbora" cumprir o nosso dever de cidadão.



6 comentários:

  1. Esta claro e evidente que o que mais sabem fazer é criticar e nao mostrar solucoes e alternativas, confirmo que tais campanhas estao sendo um tremendo absurdo, salvem-me o erro mas creio que pensam tanto no poder que nem se importam com o que o povo realmente merece... ha um partido qualquer, nem sei o nome, mas de todos sinto que eles foram os mais sensatos... como ninguem os conhece, querem apenas conseguir lugares no parlamento... fora isso, a politica continua a ser a mesma, menosprezar, e ignorar as verdadeiras necessidades do povo e lutarem(aliarem-se ate) para tirar o M do poder...
    Como disse a Kiandinha votemos... facamos o nosso dever civico... Tarciso Abreu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem, um dos partidos até fez me prestar um pouco de mais atenção ao que ele dizia, problema é a falta de coerência das suas ideais, pulam de boi para galinha, começam de maneira super ambígua e terminam até a definir quantos tempos de aulas uma escola devia ter... epa é demais!

      Contudo :D votemos sim! Para irmos nos habituando! eheheheh

      Bigada pelo comentário Boi G.

      Eliminar
  2. Óptimo texto! Bem que poderias esticar mais o texto porque estava a me kuyar bwé memo!
    Agora que os partidos estão a precisar de óculos bifocais, lá isso ficou bem mais claro.
    Não imagino a inveja que Jim Carrey e Chris Rock sentirão quando virem o vídeo desses comediantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Grande Boêmio Incorrigível,quando estou muito indignada faltam-me sempre palavras para exprimir o que sinto. Definitivamente, boa parte destes partidos e os Tuneza não têm muita diferença, sendo que os partidos conseguem arrancar mais gargalhadas da minha pessoa.Bigadaaa, elogio vindo de ti faz o meu dia! :D

      Eliminar
  3. Kiandinha gostei do que li, e muito sinceramente, não estou a acompanhar esta piada por perto pq não estou em Luanda/Angola, e não tenho "perdido" tempo a ver a campanha pela Tpai...contudo pelo teu texto pude "ver" que tem sido uma "aberração...estão como os Tunezas?! Tem vezes que me rio, e outras que não acho muita piada...então prefiro nem ver...mas quero fzer o que aconselhas: Votar para nos habituarmos?! Será??? Mais do que ja estamos habituados!? Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claudia, realmente não perdes muito em acompanhar. É claro e evidente que as campanhas de muitos são direccionadas a população com um baixo nível de educação, que acaba por ser a maioria do nosso povo e o resultado é uma campanha sem coerência e inteligência.

      Não gosto de parecer "hater" mas sinto me ultrajada e desrespeitada com certas coisas que dizem.

      Ninguém é perfeito, mas se os partidos escolheram estar sobre escrutínio público, o mínimo que poderiam fazer é "try a bit harder".

      A minha questão no fim do dia é, preferimos um mal que já conhecemos ou um mal desconhecido?

      Relativamente ao "habituar", acredito ser importante nós começarmos a nos familiarizar com o conceito de democracia, que o nosso voto importa e que estes partidos TODOS têm de lutar para nos convencer a votar por eles... :D

      Anyways, um dia as 20h00 põe TPA1 e vê por ti mesma. Depois dá me uma dica!!!!

      Eliminar