2 de outubro de 2012

Marcha a Nao-Violencia!

E com muita triteza que após quase um mês sem escrever, apercebo me que apenas o farei neste momento devido a tamanha frustração que sinto.

Esta na hora de dormir, e mal consigo pregar  o olho pois nao me canso de pensar na morte do jovem Jorge Valerio, de 20 anos, assassinado por meliantes a mando de um outro menino, menor de idade, devido a alguma altercação que acontecera em uma discoteca. 

Recordo-me de a 2 dias atras ver noticia do seu desaparecimento por todas as redes sociais, e depois a chocante noticia da sua morte.

Confesso que de todos os casos de violencia que oico, este mexeu comigo. 

Mexeu comigo porque eu ando tao cansada das estorias de violencia gratuita, actos hediondos, perpetuados por pessoas mas, inconsequentes.

Mexeu comigo porque eu tenho um irmão de 23 anos, e veem-me lagrimas ao olhos so de pensar que poderia acontecer algo parecido com ele. Dói toda a alma ao pensar que este rapaz poderia ser o meu mano mais novo. 

Mexeu comigo pois imagino o que eh perder o meu irmão assim, ao sair para ir a uma festa e no meio do caminho ser interpelado por marginais que o espancam ate a morte, com tamanha crueldade ao ponto de retirarem os olhos. 

Mexeu comigo pois acho impossível, sinceramente impossível, alguém premeditadamente pensar em MATAR  alguém por causa de uma discussão na discoteca e ainda envaidecer-se pelo mesmo acto.

Quem deu a estes meliantes o direito de tirar a vida de alguém?  Acabou a guerra civil e querem começar uma guerra social? Espalhar o pânico e a insegurança?? 

O Savimbi morreu para nascerem estes prevaricadores adolescentes??? E NINGUÉM FAZ NADA?????

Hoje entendo a agonia dos meus pais sempre que fora a rua num passado e nao avisara aonde estava. Entendo os ralhetes para nao andar com desconhecidos, entendo todas as vezes que quase me foram buscar a porta da discoteca.

Para nao terem que passar por situações como estas. Para nao terem que perder os seus filhos em situações tao absurdas. Todos os dias violam raparigas, todos os dias namorados matam namoradas, maridos matam mulheres, assaltantes matam vitimas. TODOS OS DIAS. Ninguém ve isso?? 

Estamos a erguer um pais cheio de estruturas de aço, mas com mentalidades em putrefacao. De que adianta ter uma Angola sem pessoas decentes, com valores e sem estes instintos violentos???

Temos sim que acordar para a verdade, que nos estamos de mal a pior. Que nao eh somente no Brazil ou Estados Unidos ou outro pais do primeiro mundo que existem psicopatas, pessoas clinicamente perversas,  indiferentes aos direitos, sentimentos e vida dos outros. 

Temos que acordar para o excesso de impunidade que existe, que provoca e aumenta os excessos e egomanias.

Se concordam comigo, apoiem a causa Marcha a NAO-VIOLENCIA, marcha pacifica, dia 06-10-2012, as 16h30 para consciencializar a quem de direito que os níveis de violência juvenil e outras precisam de diminuir.



Hoje aconteceu com a família do Jorge, amanha poderá ser com a sua. 


Obs: Perdoem os erros, sao 23h30, e o teclado eh americano. Contudo acredito que a mensagem foi captada.




Sem comentários:

Enviar um comentário