12 de julho de 2012

Fui criança...no verdadeiro sentido da palavra!

Hoje vi esta fotografia e bateu uma nostalgia muito grande...


O famoso mete-mete. Por ser alta sempre me dei bem, e em muitas situações, quando impossibilitada de sair de casa por razões de indisciplina e/ou segurança, substituia as meninas dos extremos por bancos altos de madeira da cozinha. E la ficava eu a jogar o "mete-mete" horas a fio.

Logo lembrei me do "35 victória". Jogo pautado pela capacidade de correr, esquivar, arremessar e ter pontaria :D. Estudei todo ensino primário e secundário no Colégio Elizângela Filomena,onde sempre tive uma atitude "badass". Portanto em todos os jogos, se não líder portava me como tal. O "35" não ficava atrás.Entretanto, sempre que fosse passar o fim de semana a casa de uma tia no maculusso,a "verdadeira Lili" vinha ao de cima: era bonga. O show que dava no Elizângela era apenas isso. Um show.

Brinquei também as escondidas. Para mim este jogo sempre teve níveis de dificuldade. Era uma coisa jogar as encondidas em minha casa, onde apenas ficavamos no quintal, que geralmente tinha apenas dois (2) carros e nada mais para nos escondermos, outra era jogar nos prédios dos cubanos, maculusso, sem energia eléctrica, onde morava a minha tia. Pior ainda quando era bica-bidon. Sempre tive a sorte de alguma alma caridosa ajudar-me.

Na escola joguei o "comando", onde apanhavas por usar as letras M e R se me lembro bem... coisa mais violenta. Ao menos treinei a minha capacidade de controlar o que dizia.

Joguei bacalhau, ficó,futebol humano. Aos domingos, após assistir jogos sem fronteiras de manhã, ia para o quintal e "inventava" os meus jogos sem fronteiras, que na sua maioria incluíam jogos como pular janelas, rebolar rampa do quintal abaixo, jogar hóquei com vassoura e bola de 35, molhar o chão com água e sabão e ver quem escorregava mais rápido...

...Joguei futebol com bola de trapos, subi telhados para roubar pitangas (apanhei bastante por causa desta), andei de patins pelo alvalade abaixo, lutei com meninos de rua que queriam roubar a minha toalha de banho após uma tarde na piscina do alvalade, joguei basquete com mendingos na zona  verde, ia todos os dias religiosamente comprar gelados no baleizão sem o conhecimento dos meus pais,ia dançar ao palco do Karl Max com a minha girls band "BAD ANGELS" (ahahahahahaahahah)... e tudo isso todas as tardes, após a escola.

Sou da geração do Rambo, Sega mega drive,ir a pé para a escola, apanhar corrida de "malucos",Power Rangers, Sítio do Pica Pau Amarelo (medoo!), Pequenos Póneis, Estrunfes, Dodó (The Kid from Space), La vie (nem vou escrever o que eu entendia na altura!), Rua Sésamo (odiava o monstro das bolachas), Ovide, Almanaques da Mônica, Tio Patinhas e muitos mais!

Honestamente não sei se os bonecos hoje são os mesmos, se as brincadeiras, a inocência e ingenuidade são as mesmas.

Sinto que ultimamente,as crianças estão menos crianças e cada vez mais adultas. Assistem novelas, filmes da meia noite. Vão dormir a mesma hora que os país. Sei que estou a generalizar, mas sem dúvida que a nova geração crescerá mais adulta que a nossa.

Não sou mãe, mas quando for,não pretendo roubar esta linda etapa da vida de um ser humano ao meu/minha filho/a.

Quando criança...fui muito feliz...e até sabia!!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário