23 de setembro de 2011

O que é ser africano?

Encontrei este texto na internet, não sei quem é o autor, mas preciso partilhá-lo:



"É imposta em África toda a agenda política, sócio cultural e económica. O dinheiro vem do Ocidente. Eles decidem as quantidades, decidem as prioridades, decidem os juros, decidem o que deve ser consumido, o que comer e o que vestir, decidem os programas televisivos em África, determinam os horários de festas e decidem os preços do mercado. Decidem a língua da cultura, a língua do mercado, do conhecimento e do entretenimento. Decidem o valor das coisas e determinam a agenda africana. O ocidente determina os problemas actuais de África, resolve os que achar prioritários e incentiva aqueles que achar serem estratégicos para si. O ocidente determina o belo, o apreciável, o modelo e o mais doce. O ocidente determina o ruim, o mau e o imprestável. Os brancos decidem quem são os africanos e atribui-lhes o estatus que bem lhe apetece. Os brancos sabem que o são, conhecem o seu lugar na história e sabem perspectivar o seu futuro. Na andança para o futuro, a África funciona como lixeira e como poço mágico. É de África que saem os recursos que construíram e constroem o ocidente. Daqui saiu a mão de obra e a matéria prima. Mas é também em África que o lixo indestrutível do ocidente é deitado. Salários mínimos super baixos e homens que desconhecem seus direitos de trabalhador. África, um belo paraíso por explorar. Velhos ocidentais, gente sem muito espaço em seu continente vêm para África. Homens cansados de viver, avós e bisavós, vêm curtir as meninas africanas, como alguém já disse, carne mais barata do mercado. Fazem todo tipo de sexo com as princesas africanas em troca de alguns dólares. Mulheres cansadas de viver, avós e bisavós, aposentadas no ocidente, vêm para África curtir os jovens africanos. Obrigam-nos a todo tipo de promiscuidade, em troca de dólares e euros quase impossíveis de ter em África. O ocidente incentiva o analfabetismo, o desemprego e a degradação social em África para tirar todo tipo de dividendo. O ocidente decide quem deve estudar, quanto deve estudar e quem deve ser empregado. Em África não existe uma política própria, quase tudo é decidido pelos brancos. Enquanto isso, onde estão os africanos?" (Fonte: http://pt.shvoong.com/law-and-politics/international-relations/795544-eterno-sonho-ser-africano/#ixzz1Ymg90A1v)
 
Gostaria de puder ver uma Àfrica que descobre que a união faz a força, que tem uma participação activa no seu desenvolvimento e que acima de tudo, uma Àfrica que acredita em si, que é capaz de andar sem muletas.
A nossa letargia e deficiência é imposta, porque desde sempre nos foi impingido que nós somos incapazes e/ou inferiores. Vivemos sonâmbulos, andando a dormir, guiados pelo oportunismo e ganância do Ocidente.

Este é um desabafo, pois estou verdadeiramente cansada de ser subestimada como africana.





Mudemos esta realidade. Nós merecemos um milhão de vezes mais. Pelos 500 anos de escravatura, por todos os genocídios, todas as guerras civis e/ou religiosas, todos golpes de estado, todas perseguições políticas...nós realmente merecemos muito mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário