25 de janeiro de 2012

Feliz aniversário Luanda!

E hoje, a cidade que me viu nascer completa 436 anos de idade...e apesar da decepção de muitos que esperavam por uma tolerância de ponto (yap nós adoramos uma boa justificação para ir a praia ou ficar a olhar para o tecto!), é com alegria que te desejo um feliz aniversário...

Ser Luanda não deve ser facil...

Actualmente somos mais de 4 milhões no teu solo, sei que deves estar sobrecarregada, contudo continuas firme a aturar-nos.

Passaste pela dominação Portuguesa e Holandesa, tráfico de escravos, colonização, guerra de libertação, independência, guerra civil (não tão intensamente quanto no resto do país, contudo quem esteve em 1992 em Luanda sentiu o que é ter medo de guerra),pelo fim da guerra civil, a reconstrução e actualmente desenvolvimento acelerado...

Cada dia despertas com um edifício novo ou uma avenida reestruturada. Não é atoa que mais de 40% do OGE vai para ti.

Infelizmente também despertas com um novo buraco na estrada e um trânsito infernal.Ou com falta constante de água e luz.

 Alguns dos teus filhos estão a perder os valores cívicos e morais e outros vivem em péssimas condições de vida.

Contudo, todos nós, xiluandas, temos em algum recanto da nossa memória, uma lembrança linda que nos proporcionaste.

Eu estou cheia delas.

Os piqueniques nos Domingos com a família toda na praia na ilha de Luanda, onde fugia das inexistentes ondas e voltava para casa com toda a areia da praia no fato de banho (a sério, nunca percebi o porquê de ter SEMPRE areia no fato de banho!).

O carnaval da minha janela (os meus pais não me deixavam ir para a ilha), aonde eu via todos os vizinhos mascarados na correria.

Os dias de limpeza da comissão do bairro aonde todos da rua limpavam e retiravam o lixo.

As corridas que já apanhei dos "malucos" do bairro e muito mais...

Sei que precisas de um bom plano de urbanização, uma gestão competente baseada na responsabilização, mais educação e saúde para os teus filhos.

É preciso ter fé, e se já passaste por mil e uma e cá estas, firme para nós, o futuro apenas te reserva boas coisas.

Feliz aniversário Luandinhaaa!

1 comentário:

  1. Liliana, a area no fato de banho era de tomar banho na "ngonguenha" beira... lol apercebi-me disso no domingo. pois fui a praia como não queria molhar o cabelo, fiquei a tomar banho na beira, uma onda deixou-me cair e cheguei a casa com a cueca cheia de area... lol!

    ResponderEliminar