10 de fevereiro de 2012

O dia do mártir duvidoso... São Valentim

"Namorados de boa parte do mundo trocarão presentes na próxima quarta-feira (14), em comemoração do Dia de São Valentim, um suposto mártir cujo aniversário a Igreja Católica deixou de celebrar a partir de 1969 por duvidar de sua identidade --e até de sua existência."


Quando li este trecho do jornal Folha Online, pûs-me a rir. Afinal, podemos estar a celebrar uma data sem significado real algum.

Convenhamos que para mim a data é simplesmente mais um dia. Sempre deu-me a sensação que não fui feita para celebrar.

Quando era mais nova, apesar de ter namorado na altura, não me recordo de ter celebrado com pompa e circustância. A medida que fui crescendo, avaliando o custo-benefício do dia, fui perdendo cada vez mais a vontade de participar no consumismo exagerado que esta data me atira.

Importante frisar entretanto,que entendo o espírito da coisa.

Um dia para celebrar o amor, a paixão,a união amorosa, e se calhar, se vivesse no ano 279 D.C. (sem o racismo e/ou escravatura lol), haveria de gostar do significado do mesmo, mas sendo que a minha realidade é outra...

Mas olha, vou culpar o capitalismo. Sim. Transformaram o dia que apesar de duvidoso (lol achei muita piada a reportagem que li sobre isso!)tem uma boa intenção.
 
Actualmente dia dos namorados para mim (uma mulher particularmente procastinadora) é equivalente a stress de procurar um lugar para jantar a luz de velas porque em casa não daria tempo, o stress de ser criativa com a suposta prenda, o stress de ter que sair do serviço a correr e cansada, e ainda assim estar deslumbrante e bem disposta, o stress de ouvir muita música foleira (como a minha amiga diz), etc etc...Também convenhamos, não sou das pessoas mais românticas que existem.
 
Mas confesso que adoro receber cartinhas de amor (simmmmmm!) e que estas sim amolecem o meu céptico coração, todos os santos dias!
 
Para mim, todos os dias são dia dos namorados.
 
Naquele dia que o programa é ir fazer compras ao supermercado, ou ver NBA horas a fio.
 
Naquele dia em que gasta-se 600 Utts de saldo, porque bateu uma vontade intensa de falar por 3 horas ao telefone.
 
Naquele dia em que a gripe desarrumou toda e qualquer hipótese de uma boa aparência, e lá estão os dois, juntinhos, a partilhar as bactérias no ar. :D
 
Naquele dia em que um pouco a contra gosto, partilhamos as batatas fritas do hambúrguer.

 


Mas, sem querer tirar o crédito a quem celebra o dia com pompa e circustância, que o façam mesmo e curtam ao máximo. Afinal, quem pode, pode!
 
 
 
 
 

4 comentários:

  1. I can´t agree anymore...! beijos e aproveita o espirito da coisa.

    ResponderEliminar
  2. Indy andas em Blogs e não dizes NADA!!! Malaaaaaa (Como dizem os Latinos LOL!)
    Sorry Kiandinha...
    Queria concordar ctg sobre o dia 14 de Fev. Não vou escrever muito, na verdade pq já comentei em relação a isto no meu Blog (motivo para passares por lá:)
    Ja me "Iludi" mais com o dia 14, talvez porque me sinto menos Romântica talvez, não que já tenha gasto TODO meu Romantismo, mas...é realmente (AS VEZES) muito stress! Como tu dizes, "para quem celebra com pompa e circunstancia" deve haver em cada ano algo Diferente :) :) Eu até já passei um dia 14 á 3 LOL. Hoje acho engraçado mas no momento eu não sabia se perguntava ao amigo q estava connosco (Eu e o marido) se ele não achava que estava a "Sobrar" ou se preferia ficar em casa pois os Meus (claro são quase sempre as mulheres a Planear, e isto é que me anda a Fatigar!!!) planos já tinham ido mesmo por água a baixo! 1ro. Não fomos ao Restaurante que fiz a Reserva; 2do. Ja não podia Dizer o que quis dizer ao longo do Jantar; 3ro. Estava a comemorar o 1ro Vday Casada...Enfim os homens em relação a isto estão Quase "Nem Ai"... Enfim...

    ResponderEliminar
  3. Claudia a.k.a Mana, eu ando a motivar-me. wait for what is about to come....

    ResponderEliminar
  4. Minha opiniao pessoal e que o amor comemora-se todos dias,horas Minutos etc..
    Mas como uma data de aniversario a gente celebra o dia do nosso Nascimento,O amor ou Amores usam a data de S.Valentin para celebrarem e exprimirem um poquinho mais do que senten...sei que como o Natal,Pascoa rtc Materialisou-se o Assunto para fins Economicos...Eu pessoalmente lembro-me dos meus 16,17 e 20.quando financeiramente nada conseguia oferecer a Minha ou muitas das minhas Amadas e inventava sempre um plano baratinho de acordo com o Bolso,mas xeio de Boas intencoes..lembro que Flores,Chocolates,Cinema e o facto de Receberes uns Beijos e um 'te Amo'Era satisfatorio para aquele dia ser o super perfeito..

    ResponderEliminar