29 de setembro de 2011

Alimentando a alma #2


Uhh la la! Para o meu lanchinho das 10 da manhã, fui buscar um pouco do Rwanda/Alemanha/Canadá, com a música "Stat! Vite Fait" de Corneille.



Do albúm "Sans Titre", 5º album do cantor, lançado em 2009, "Stat! Vite Fait" é uma música que adoro ouvir,e apesar de pouco perceber muito do que ele diz, confesso que as melodias fazem-me sorrir.
Uma mistura suave de soul e R&B,o album não é nada menos do que um lanchincho suave e inócuo. Assemelha-se bastante a aquele chá de camomila com bolinhos de canela, com aquele "quê" relaxante e descontraido.


Curioso que o título do CD "Sans Titre" (Sem Título)foi dado prepositadamente, pois Corneille afirmou que não queria ter que perder muito do seu tempo à procura de um marketing hook.Adicionalmente, disse que queria evitar uma ideia pré-concebida do albúm.


Todavia, à que se fazer menção ao facto de que Corneille, apesar de ter nascido na Alemanhã, mudou-se para Rwanda aos 6 anos de idade com os pais e em 1994,perdeu os mesmos e familiares no que acabou por ser considerado o maior genocídio da história moderna, massacre este perpretado por extremistas Hutus contra Tutsis. Corneille conseguiu fugir para Kinshasa e depois Alemanha, aonde foi acolhido por amigos da sua família.  

Uma infância triste e traumática,que não o impediu de ser um propagador da arte musical e um ferrenho advogado das crianças víctimas da Guerra.



O que mais gosto no álbum? A linda e relaxante voz do Corneille, a simplicidade e riqueza da instrumentalização das músicas e a adorável (embora incompreensiva para mim!) língua francesa no estilo RnB. Por favor ouvir "Elle me ment", "En Attendant" e "Pauvre Cynique"!

O que menos gosto? Acho que nada. Sou culpada de adorar absolutamente tudo neste album.




Recomendo mil vezes para quem aprecia boa música!




Obs: Não posso deixar de frisar que ele é lindo :D








23 de setembro de 2011

O que é ser africano?

Encontrei este texto na internet, não sei quem é o autor, mas preciso partilhá-lo:



"É imposta em África toda a agenda política, sócio cultural e económica. O dinheiro vem do Ocidente. Eles decidem as quantidades, decidem as prioridades, decidem os juros, decidem o que deve ser consumido, o que comer e o que vestir, decidem os programas televisivos em África, determinam os horários de festas e decidem os preços do mercado. Decidem a língua da cultura, a língua do mercado, do conhecimento e do entretenimento. Decidem o valor das coisas e determinam a agenda africana. O ocidente determina os problemas actuais de África, resolve os que achar prioritários e incentiva aqueles que achar serem estratégicos para si. O ocidente determina o belo, o apreciável, o modelo e o mais doce. O ocidente determina o ruim, o mau e o imprestável. Os brancos decidem quem são os africanos e atribui-lhes o estatus que bem lhe apetece. Os brancos sabem que o são, conhecem o seu lugar na história e sabem perspectivar o seu futuro. Na andança para o futuro, a África funciona como lixeira e como poço mágico. É de África que saem os recursos que construíram e constroem o ocidente. Daqui saiu a mão de obra e a matéria prima. Mas é também em África que o lixo indestrutível do ocidente é deitado. Salários mínimos super baixos e homens que desconhecem seus direitos de trabalhador. África, um belo paraíso por explorar. Velhos ocidentais, gente sem muito espaço em seu continente vêm para África. Homens cansados de viver, avós e bisavós, vêm curtir as meninas africanas, como alguém já disse, carne mais barata do mercado. Fazem todo tipo de sexo com as princesas africanas em troca de alguns dólares. Mulheres cansadas de viver, avós e bisavós, aposentadas no ocidente, vêm para África curtir os jovens africanos. Obrigam-nos a todo tipo de promiscuidade, em troca de dólares e euros quase impossíveis de ter em África. O ocidente incentiva o analfabetismo, o desemprego e a degradação social em África para tirar todo tipo de dividendo. O ocidente decide quem deve estudar, quanto deve estudar e quem deve ser empregado. Em África não existe uma política própria, quase tudo é decidido pelos brancos. Enquanto isso, onde estão os africanos?" (Fonte: http://pt.shvoong.com/law-and-politics/international-relations/795544-eterno-sonho-ser-africano/#ixzz1Ymg90A1v)
 
Gostaria de puder ver uma Àfrica que descobre que a união faz a força, que tem uma participação activa no seu desenvolvimento e que acima de tudo, uma Àfrica que acredita em si, que é capaz de andar sem muletas.
A nossa letargia e deficiência é imposta, porque desde sempre nos foi impingido que nós somos incapazes e/ou inferiores. Vivemos sonâmbulos, andando a dormir, guiados pelo oportunismo e ganância do Ocidente.

Este é um desabafo, pois estou verdadeiramente cansada de ser subestimada como africana.





Mudemos esta realidade. Nós merecemos um milhão de vezes mais. Pelos 500 anos de escravatura, por todos os genocídios, todas as guerras civis e/ou religiosas, todos golpes de estado, todas perseguições políticas...nós realmente merecemos muito mais.

19 de setembro de 2011

Ilha de Luanda... Cacimbando...

Posted by Picasa

Dia 5 - Coisas que gostarias de dizer a um/a ex...!

Hummm... e o desafio continua... Estou na fase em que me estou a arrepender dele, visto estar a sentir me muito exposta lol. E hoje tenho que expor aqui coisas que gostaria de dizer a um/a ex.............

Depois de muito pensar, cheguei a conclusão, que a única coisa que tenho para dizer a todos os ex-s da minha vida (ex namorado, ex amiga, ex conhecida etc) é que apenas tenho a agradecer:

1. Por me submeterem a imensos desafios.
2. Por me fazerem ver que o que eh cego nao eh o amor, mas sim as pessoas.
3. Por me fazerem ver a importância dos que realmente nos valorizam.
4. Por me ensinarem a gerir prioridades.
5. Por me terem tornado mais perspicaz.
6. Por me terem ajudado a descobrir os bons e maus lados do meu ser.
7. Por me ensinarem que decisões precipitadas regra geral nunca são as mais acertadas.
8.Por me terem ensinado a ter o dom da paciência.
9. Por me levarem até ao inferno, fazendo me valorizar o céu.
10. Por me fazerem ver o que realmente não quero para a minha vida.
11. Por me terem ensinado que a minha felicidade depende de mim.
12. Por me tornarem mais madura e pronta para a vida.
13. Por me tornar uma pessoa mais agradecida.
14. Por me mostrarem a diferença entre amor, paixao, paixoneta, atração...
15. Por me fazer ver que tudo pode ter um fim...que se transformará num grande e glorioso princípio.



Obs: Sem acentuacao... perdoem me!


13 de setembro de 2011

E a Miss Universo é... Leila Lopes

Apenas cinco palavras....


1. Orgulho.
2. Mérito
3. Beleza.
4.Postura.
5. ANGOLA!


Obs: Melhor do que ganhar, é saber que se ganhou justamente. A beleza e postura de Leila Lopes são inegáveis. Representou o país e principalmente a mulher angolana da melhor maneira possível.A todas antecessoras,bom trabalho, mas para a Leila... Muito obrigada!

8 de setembro de 2011

O mestre e o Escorpiao

Não sei quem é o autor do texto abaixo, contudo e um texto que reflecte muito do que penso e acredito. Eh importante sabermos que um erro não deixa de sê-lo só porque muitos o cometem e que não devemos nos distanciar de nossa verdade por causa das circunstâncias e das ações de outras pessoas. 


“Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu
tirá-lo da água, mas, quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor,
o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando. O
mestre tentou tirá-lo novamente e outra vez o animal o picou. Alguém que
estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:
- Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar
tirá-lo da água ele irá picá-lo?
O mestre respondeu:
-A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é
ajudar.
Então, com a ajuda de uma folha, o mestre tirou o escorpião da água e salvou
sua vida. Continuou:
- Não mude sua natureza se alguém lhe faz algum mal; apenas tome as devidas precauções.
Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Quando a vida lhe apresentar
mil razões para chorar, mostre- lhe que tem mil e uma razões para sorrir.
Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua
consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de
você.
E o que os outros pensam… é problema deles.”

5 de setembro de 2011

Dia 4 - Enumera as tuas actividades de um dia a tua escolha

 Continuando com o desafio que me propus a tempos atrás (lol complicadinho neh!) hoje irei enumerar as minhas actividades do dia 03/09/201, sábado passado... Achei o tema meio egocêntrico, pois sinceramente quem quer saber do que fiz durante o dia? eheheeh mas pronto, vou apenas seguir o desafio dos "Blog 30 dias" e seja o que deus quiser! :D :D ~


8h00 - Acordar, parte mais dolorosa no meu dia!



Evento da Sopa dos Kanukus (Atrasamos que chega, estava para as 9h30 mas começamos as 11h00 lol mas valeu a presença de todos!!!)

14h00 - Almoço (Mufeeeteee! Que alegria!)

14h30 - Ouvir uma musica logo a seguir para relaxar

15h00- Well.. adormeci!


17h30- Vamos acordar!

Banho rapido!

19h30 - Processo moroso para algumas mulheres...!

20h30 - Show dos SSP! Adorei! (Apesar de ter sabido a pouco!)

23h00 - Cheia de fome, tive que acabar na Caprichosa para comer Pizza!


00h30 - Finalmente casa!

Mais um banhito relaxante!

1h00 - Feliz noite L! :D